22 de Junho de 2022

Prefeitura entrega novo bicicletário na Ribeira

Prefeitura entrega novo bicicletário na Ribeira

A Prefeitura, através do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), lançou mais uma novidade para os ciclistas da capital baiana. O bairro da Ribeira ganhou um bicicletário completamente novo, gratuito e moderno, onde será possível estacionar ou guardar as bicicletas por até 24h. O equipamento foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado de gestores municipais, nesta quarta-feira (22). 
Durante a coletiva, o prefeito destacou as diversas ações da Prefeitura para incrementar o uso da bicicleta como meio limpo e saudável de deslocamento pela cidade. "Quando este movimento começou, foi um marco para a mobilidade, para o trabalho e para a prática esportiva. Desde então, houve na cidade um estímulo à utilização da bicicleta, com vários grupos circulando nas vias todos os dias?, declarou Bruno Reis.
 
O chefe do Executivo municipal destacou ainda que o novo bicicletário foi implantado de forma estratégica, ao lado do Terminal Marítimo Plataforma/Ribeira e próximo ao fim de linha do transporte coletivo, auxiliando os cidadãos que utilizam barco, ônibus ou mesmo deixam o veículo no local, para de deslocar melhor e de forma mais saudável pelas ruas dos bairros da Península Itapagipana. A ação está sendo incrementada com o Turisbike, uma ação voltada ao turismo na região por meio do uso das bicicletas, que ajudará o visitante a conhecer toda a orla requalificada desta região.
 
Situado no Largo da Ribeira, o espaço funciona de terça a domingo, das 8h às 18h, e possui também uma seção de bikes para empréstimo. As ?azuizinhas? poderão ser utilizadas sem custos, apenas por pessoas que residem na região de Itapagipe para tarefas laborais. Nesse caso, o usuário interessado deverá fazer um cadastro no local e indicar se vai utilizar a bike para fazer entregas de mercadorias, por exemplo, ou para deslocamento ao local de trabalho.
 
Já aqueles que se interessarem em pedalar pela região, seja para lazer ou turismo, poderão alugar as bicicletas da Turisbike. O período máximo de empréstimo é de até quatro semanas. A intenção é de que a iniciativa também fortaleça o turismo na Península Itapagipana.
 
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, lembrou que, além de ser uma prática esportiva saudável, a utilização da bicicleta contribui para desafogar o trânsito e ainda proporciona momentos de lazer para aproveitar a cultura e a história de Salvador por meio da circulação nas diversas vias da cidade.
 
O bicicletário da Ribeira conta com profissionais responsáveis pelo manuseio das bicicletas e atendimento ao público. O cadastro deve ser feito com a apresentação de documento oficial com foto, número do CPF, comprovante de residência e estar presente com a bicicleta no ato. Cada usuário cadastrado pode guardar até três bicicletas.
 
Incentivar o uso de bicicletas compartilhadas têm sido a tônica das atividades promovidas pelo MSVB na capital baiana. Uma das principais frentes de ação, por exemplo, é o sistema Bike Salvador, patrocinado pelo Banco Itaú, no qual os usuários podem alugar as famosas ?laranjinhas? a preços acessíveis. São 50 estações e 400 bikes espalhadas pela cidade.


Tags Relacionadas

prefeitura, entrega, novo, bicicletário, ribeira,

Últimas notícias